saude

Nota de Imprensa sobre Pergunta da Deputada Carla Cruz (PCP) – Extensão de Saúde de S. Romão – necessidade de obras de requalificação

No seguimento da visita a várias entidades de saúde da deputada do Partido Comunista Português, Carla Cruz, no passado dia 6 de Maio a Seia, nomeadamente à Extensão do Centro de Saúde de São Romão, foram solicitados os seguintes esclarecimentos ao Ministério da Saúde:

1. Reconhece o Governo a necessidade de serem realizadas obras de fundo de requalificação da Extensão de Saúde de São Romão? Em caso afirmativo, quando prevê fazê-las e qual a abrangência das mesmas?

2. O Governo tem conhecimento que a Assembleia de Freguesia de São Romão disponibilizou o edifício da Casa do Povo e as antigas instalações do Jardim de Infância para ser construída a extensão de Saúde de são Romão? Em caso afirmativo, qual a razão ou as razões para não avançar com a construção do edifício?

3. Reconhece o Governo que as instalações onde são prestados os cuidados de saúde interferem na prestação de cuidados aos utentes do SNS e afecta o trabalho desenvolvido pelos profissionais?

Obtivemos resposta no dia 26 Setembro, pelo Ministro da Saúde, reconhecendo a “necessidade de obras de requalificação” e que, o “Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS Centro, em articulação com a ULS da Guarda, está a proceder ao estudo técnico da solução.”

Considera ainda que, apesar das condições não serem ideais, “não está comprometida a qualidade dos serviços prestados”.

Quanto à questão de fundo “para quando o inicio das obras de requalificação?”, não se pronunciou o senhor ministro, tornando-se evidente que não será para breve.

Desde 2010 que se adia a solução, e decorridos cerca de 3 anos, apesar da indicação do Sr. Secretário de Estado da Saúde, aquando da visita em 15 de Novembro de 2012, que a ARS Centro iria tomar como prioritário o estudo deste assunto, o que sabemos agora é que o estudo da solução já tarda.

Uma extensão de saúde onde a degradação das instalações se acentua dia a dia, atingindo aspectos estruturais, sendo já visíveis fendas e fissuras bastante profundas, instalações estas que se encontram desajustadas ao número de utentes que são ali atendidos, tendo passado a receber também os utentes da Unidade de Cuidados de Saúde de Valezim, no seguimento do fecho e deslocalização das Unidades de Cuidados de Saúde nas freguesias por parte do governo PSD/CDS, em Junho de 2011, torna-se óbvio que além de as condições não serem as ideais, tal como diz o Sr. Ministro, o acumular de todas estas situações comprometem gravemente a qualidade de serviços prestados.

Desafiamos o senhor ministro a perguntar aos utentes, aos médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, se têm a mesma opinião.

Desafiamos o PSD e o CDS que, durante a campanha eleitoral, apelaram à “renovação da acção política conducente ao lançamento em definitivo» das obras de melhoramento dos edifícios do Centro de Saúde de Seia e sua extensão de São Romão, a lutar por este objectivo, tal como nós o temos feito.

Julgamos ainda conveniente que a Câmara Municipal, participe também nesta luta, entre outras, em defesa de serviços públicos de qualidade para toda a população do Concelho.

A Comissão Concelhia de Seia do PCP e o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, tudo continuarão a fazer para que as obras de requalificação avancem com urgência, e continuarão a lutar pela defesa do direito à saúde, a combater o esvaziamento de serviços e valências e exigirá à administração central que cumpra com as suas obrigações para com a população do Concelho de Seia.

Seia, em 3 de Outubro de 2013

A Comissão Concelhia de Seia do PCP