concelhia_seia

Após as notícias publicadas num jornal local sobre as obras de requalificação da extensão de saúde de S. Romão, a Comissão Concelhia de Seia vem lembrar a população de S. Romão e do concelho, assim como a Comissão Politica do PSD de Seia do seguinte:

Desde 2010 que tem havido, por parte dos órgãos autárquicos locais disponibilidade para, em conjunto com a Administração Regional de Saúde e com os órgãos da Unidade Local de Saúde da Guarda, encontrar uma solução para as instalações daquela extensão de saúde. Porém, decorridos cerca de 5 anos, e apesar da indicação do Sr. Secretário de Estado da Saúde, aquando da visita em 15 de novembro de 2012, que a ARS Centro iria tomar como prioritário o estudo deste assunto, nada se soube sobre o que iria suceder àquela extensão de saúde.

Em Maio de 2013, a Deputada do PCP na Assembleia da República, Carla Cruz, na sequência de várias visitas a serviços públicos de saúde no nosso concelho, questionou o Ministro da Saúde sobre o assunto. Obtivemos resposta em 26 de setembro de 2013, onde foi reconhecido pelo Ministro da Saúde a “necessidade de obras de requalificação” e que o “Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS Centro, em articulação com a ULS da Guarda, está a proceder ao estudo técnico da solução.” Considerou, ainda, que apesar das condições não serem as ideais “não está comprometida a qualidade dos serviços prestados”. Quanto à questão de fundo, para quando o início das obras de requalificação, não se pronunciou o Sr. Ministro.

Ora, passado cerca de ano e meio sobre a resposta do Ministro da Saúde, vem a Comissão Politica do PSD, em jeito de porta-vozes do governo, afirmar que “todos os temas de algum modo relacionados com a saúde são tidos como urgentes e de máxima importância. Nesse sentido podemos dizer que fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance e congratulamo-nos em poder anunciar que o Governo vai abrir procedimento concursal para as obras da extensão de S. Romão e que o projeto está concluído.”

Um problema que se arrasta há anos, que apesar da sua importância e cuja resolução foi reconhecida pelo Secretário de Estado e pelo Ministro da Saúde, mas que até hoje foi adiada; um anúncio feito não pelos responsáveis da tutela mas pelos porta-vozes dum governo que se mostra fraco com os fortes e implacável para com os fracos, leva-nos a crer que este anúncio, ou melhor, esta notícia, não é mais do que o reflexo do aproximar das eleições legislativas.

Ficamos a aguardar pelas anunciadas e necessárias obras de requalificação mas com alguma apreensão, pois que a Comissão Politica do PSD de Seia obteve “a promessa de vários responsáveis que, a muito curto prazo, a requalificação da extensão de saúde vai acontecer”, e promessas temos todos ouvido muitas desde 2012 mas, na prática, a degradação das instalações acentua-se de dia para dia, atingindo aspectos estruturais, sendo já visíveis fendas e fissuras bastante profundas, instalações estas que se encontram desajustadas ao número de utentes que são ali atendidos, tendo passado a receber também os utentes de Valezim, no seguimento do fecho e deslocalização das Unidades de Cuidados de Saúde nas freguesias por parte deste governo PSD/CDS.

A Comissão Concelhia de Seia e o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, tudo continuarão a fazer para que as obras de requalificação avancem com urgência, e continuarão a lutar pela defesa do direito à saúde, a combater o esvaziamento de serviços e valências e a pugnar por serviços públicos de qualidade para toda a população do Concelho, fundamentais para o seu desenvolvimento.

Seia, em 10 de abril de 2015

A Comissão Concelhia de Seia do PCP