Imprimir

PenhasDouradas

SOBRE O PLANO DE PORMENOR PARA AS PENHAS DOURADAS
O Plano de Pormenor para as Penhas Douradas que o Executivo Camarário disponibilizou para discussão pública traduz, desde já, a total indiferença do Município face ao património natural em que se sustenta o concelho de Manteigas e que tanto tem servido de propaganda ao presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

As intenções da Câmara levantam muitas dúvidas e objecções.
A CDU alerta a população de Manteigas!

Desde logo fica claro que a Câmara de Manteigas prescinde de fazer da vila de Manteigas o polo atrativo, para a deslocalizar actividade e infraestruturas para as Penhas Douradas, o que condicionará o futuro de Manteigas e colocará pressão em zonas ecologicamente sensíveis.

Sabemos que as habitações, existentes nas Penhas Douradas, resultam de um período e contexto histórico muito concreto, que temos o dever de respeitar e saber valorizar. Não se devem é repetir e potenciar erros do passado. Ora o plano passa por construir mais habitações e infraestruturas nas Penhas Douradas o que aumentará a pressão sobre os espaços naturais frágeis e sobre propriedade comunitária o que nos parece um erro.

A referência à minimização dos impactos sobre o regime hidrológico ou é ingenuidade ou ignorância, num quadro em que não se foi capaz de resolver este problema para as actuais moradias, na maioria servidas por furos artesianos.

O plano fala em soluções energéticas sustentáveis, mas foi sobre a gestão PS que as Penhas Douradas viram nascer o aberrante arraial de fios, postes e iluminação pública que ninguém tinha reivindicado e que motivou contestação.

O plano fala em transportes públicos para as Penhas Douradas, quando eles não existem na Vila de Manteigas e nas freguesias rurais.

Contestamos a utilidade de um equipamento que faça a ligação entre as Penhas Douradas e a albufeira do Vale do Rossim. Mais um elemento que gasta recursos para colocar pressão em áreas ambientalmente sensíveis quando a maioria dos utilizadores se deslocam a pé.

Para a CDU é fundamental salvaguardar o património natural, não repetir erros do passado e potenciar o desenvolvimento do Concelho. Este plano não oferece garantias de cumprir estas premissas.

Manteigas, 28 de Maio de 2021
Comissão Concelhia do PCP de  -Manteigas