Nota da Comissão Concelhia de Gouveia do PCP
Sobre a situação do Centro de Saúde de Gouveia
04 Janeiro de 2025
A Comissão Concelhia de Gouveia do PCP tem vindo a acompanhar a situação do Centro de Saúde de Gouveia com muita preocupação. Ao longo dos anos lutou com as populações e apresentou propostas para combater a falta de pessoal, em particular de assistentes técnicos e médicos, na sequência de aposentações. Realizou tribunas públicas, contactos com utentes e reuniões com a direção do Centro de Saúde.
Numa visita com o membro do Comité Central do PCP, Bernardino Soares, em 2022, alertou para o erro que seria o encerramento do SAP em Gouveia. O PCP afirmou que a solução passaria sempre pela exigência de meios e de profissionais e não pela entrada numa rampa descendente de encerramento de valências com a ilusão que isso salvaguardaria outras, que pelo contrário isso viria a pôr em causa todo o funcionamento de todo o Centro de Saúde.
Nos últimos tempos não só encerrou o SAP, como o serviço deixou de ser referência para o INEM, o funcionamento da UCSP – Unidade de Cuidados Personalizados passou a ser limitado aos dias úteis, sob marcação, sendo que nas noites, fins de semana e feriados passou a funcionar apenas o Serviço de Atendimento Complementar.
A situação vivida em dezembro de 2024 comprovou os alertas do PCP e, nos dias 24 e 31 de Dezembro, encerraram todos os serviços das 8h às 20h o que é inaceitável.
Reforçar o SNS é um imperativo nacional. A situação de ruptura em que se encontram muitos serviços e valências do SNS, muito visível nos últimos anos, resultam de insuficiências estruturais. A falta de capacidade de resposta não é um problema de hoje, mas sim o resultado de opções políticas de sucessivos governos (PS, PSD e CDS) e das políticas neoliberais apoiadas por IL e CH.
O PCP defende os Cuidados de Saúde Primários como missão prioritária para a promoção da saúde e a prevenção da doença; O PCP não aceita o encerramento e redução de resposta pública que põem em causa as respostas às necessidades dos cidadãos.
Para isso é imprescindível a contratação de profissionais e a garantia de atratividade para os profissionais do Serviço Nacional de Saúde em termos salariais e de valorização de carreiras e não mais e mais transferências financeiras para o sector privado da doença. É necessária a contratação de mais Técnicos (TSDT) de Radiologia para o funcionamento pleno do serviço de RX. É fundamental o reforço de enfermeiros e dos médicos de família .para não haver encerramento de extensões de saúde e SAP/SAC em funcionamento 24horas. O SNS não pode continuar a ser rampa por onde deslizam milhões de euros/ano para os grupos privados à custa da degradação dos serviços públicos.
A Comissão Concelhia de Gouveia do PCP apela à união de população e profissionais em defesa do Centro de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde.
A Comissão Concelhia de Gouveia do PCP