Imprimir

piquete_fozcoa

A DORG do PCP saúda todos os trabalhadores do Distrito da Guarda que aderiram à Greve Geral no dia 27 de Junho que a par do exemplo em todo o país se transformou numa grande jornada de luta contra este Governo e esta politica, numa clara demonstração dos trabalhadores do sector publico, empresarial do estado e do sector privado exigindo uma outra politica e um outro governo que defenda os interesses de quem trabalha.
Salientamos as grandes adesões na Administração Publica Central e Local com várias  repartições de Finanças com mais de 60%, com a repartição da Guarda encerrada. Na saúde a percentagem geral de adesão a greve dos enfermeiros foi de 64%, sendo adiadas 102 consultas mais de 80% e 15 cirurgias. Na Administração Local registaram-se grandes e significativas adesões como na Camara do sabugal onde o pessoal interno teve 73% de adesão, na CM de Manteigas o pessoal externo com uma adesão de 96%, no SMAS da Guarda com uma adesão de 93%, na CM de Gouveia o pessoal externo com 95%, na CM de Seia o atendimento com 90% de adesões.
Em relação ao sector da educação na maioria das escolas do Distrito não se realizaram as avaliações, ou ainda o encerramento do Agrupamento de santa Clara na Guarda. Na Fundação Côa Parque registou-se uma adesão de 85%, não se realizando qualquer visita as gravuras. Muitos tribunais do distrito com adesões acima de 60%, o tribunal e registo de Gouveia estiveram encerrados. O centro de distribuição Postal da Guarda e Vila Nova de Foz Côa com adesão de 100% e em muitos Concelhos não houve distribuição do correio.
Registamos ainda a paragem na circulação de comboios na Guarda, sem nenhuma partida ou entrada na estação e também uma forte saudação a todos os trabalhadores do Conctact Center da EDP em Seia, onde após uma grande greve recentemente realizada mais uma vez dezenas de trabalhadores aderiram à Greve Geral.
Durante o dia da Greve foram também muitos aqueles que deram expressão de rua a esta importante luta, quer nos piquetes quer em particular na concentração no centro da cidade da Guarda, valorizando e saudando todos aqueles que no distrito e por todo o país disseram basta a estas politicas com a forte convicção e disponibilidade para a continuação da luta.