No passado dia 13 de Janeiro realizou-se um conjunto de acções, contactos e visitas no Distrito, com os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Ilda Figueiredo. Esta acção inseriu-se nas jornadas de trabalho que os deputados realizaram em todo o país ao longo dos últimos meses e que culminou na região.
No Distrito contactou-se com a população no mercado de Gouveia e com os trabalhadores da DURA e do Contact Center em Seia, transmitindo a necessária ruptura com estas políticas que atacam os trabalhadores, que promovem o retrocesso social, a desertificação do interior e que essa mudança deve ser exigida já no dia 23 de Janeiro votando Francisco Lopes para a Presidência da República. A Deputada Ilda Figueiredo esteve ainda na Associação Luz Linar no Feital – Trancoso, associação de cariz cultural, destacando o seu papel na promoção da cultura junto da população, através de um conjunto de iniciativas e acções que a associação promove e do próprio envolvimento da população, crianças e idosos nos processos criativos.
Foi ainda realizada uma visita ao Museu de Foz Côa, evidenciando a importância deste projecto e as potencialidades que podem ser criadas com o património, envolvimento natural e a capacidade técnica que possuem. No entanto realçar a estranheza face à ausência de informações por parte do Governo sobre os estatutos, a programação e orçamento. É inconcebível que num estado democrático se proceda desta forma. O PCP continua a condenar a transformação do Parque e Museu do Côa em Fundação e continuará a denunciar situações como estas.
Esta jornada culminou com uma sessão na Guarda onde se fez o balanço da iniciativa e se procurou evidenciar as potencialidades de desenvolvimento do Distrito que estão não só desaproveitadas como estão a ser desvalorizadas.