dorg

A DORG do PCP, reunida a 1 de Outubro, analisou os resultados das Eleições Autárquicas de 2021:

A CDU obtém cerca de 2772 votos para as Assembleias Municipais correspondendo a 2,99% do total distrital, ficará com representação em órgãos autárquicos de 5 dos 14 Concelhos do Distrito da Guarda, com 13 eleitos directos.

Os resultados da CDU ficam aquém dos objectivos eleitorais traçados. Tendo aumentado a votação em 3 Concelhos, a CDU perdeu eleitos municipais em Almeida, Gouveia, Guarda e Manteigas, tendo perdido a maioria na Junta de Freguesia de Almeida. A CDU mantém os dois eleitos na Assembleia Municipal do Sabugal, o eleito na Assembleia Municipal de Seia e conquistou, pela primeira vez, a maioria da Junta de Freguesia de Alvoco da Serra.

O resultado da CDU é obtido num quadro particularmente difícil em que se construíram cenários de intensa bipolarização em muitos concelhos, em que existiu uso e abuso de meios institucionais para fins eleitorais, em que projectos políticos e de ambição pessoal fizeram aumentar o número de candidaturas e se promoveram outras forças políticas para lá do seu real valor. A campanha foi condicionada pela evolução da epidemia, limitando o contacto directo com as populações em que assenta o trabalho da CDU e foi uma campanha que não contou com os meios apresentados por outras forças políticas, contando sobretudo com a capacidade dos seus candidatos para chegar às pessoas.

A DORG do PCP saúda a intervenção das centenas de candidatos e activistas da CDU, militantes do PCP, do PEV e muitos independentes, que desenvolveram uma campanha de contacto directo com as populações, ligando a campanha à resolução dos problemas concretos das freguesias e dos concelhos. A campanha contribuiu para a afirmação da CDU, do seu projecto e valores em todo o Distrito da Guarda, criando condições para enfrentar batalhas futuras em defesa dos trabalhadores e do povo.

A CDU continuará a bater-se pelo desenvolvimento da região e pela defesa do aparelho produtivo, afirmando o seu projecto distintivo de valorização dos serviços públicos, de defesa do Poder Local, de dignificação dos trabalhadores, de defesa das Micro Pequenas e Médias Empresas, defendendo a cultura enquanto direito, a água pública, o transporte público, a mobilidade e o planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses económicos e financeiros.

Guarda, 1 de Outubro de 2021.

A DORG do PCP.