boletim-pb A Comissão Concelhia da Guarda do PCP lançou o 1º Boletim Concelhio com o objectivo de divulgar e informar da actividade do PCP no concelho, posições e intervenção. Os temas abordados nesta edição foram: Mercado e Central de Camionagem, Almoços nas escolas, encerramento da Delphi, Arquivo Municipal, Hotel Turismo e Scut's. Este 1º Boletim já teve uma alargada distribuição numa jornada de propaganda no concelho.

 

Mercado Municipal e Central de Transportes – Quando terminarão as Obras?
Há muito que o PCP tem denunciado a necessidade de requalificação destes dois importantes edifícios, para a população e para os comerciantes. Após diversas intervenções do PCP, nomeadamente na Assembleia Municipal, começaram a ser feitas as obras com enorme atraso. No entanto ainda não estão concluídas, prejudicando mais uma vez quem lá trabalha e a população que a eles recorre, já que estamos no inicio do Inverno.

Almoços das crianças do primeiro ciclo devem ser assegurados
O PCP questionou a Câmara na AM, sem obter resposta, sobre o facto da generalidade das crianças do 1.º ciclo na Cidade não terem almoço, pois de entre todas as escolas do centro, só a da Lameirinhas tem almoços protocolados com ACD das Lameirinhas, ficando assim de fora as escolas do Bonfim, Adães Bermudes, Espírito Santo e Augusto Gil.
O PCP considera que a Câmara Municipal deve responder às suas competências, procurando satisfazer o direito ao acesso a refeições por parte das crianças a preços sociais. As famílias confrontam-se com mais dificuldades acrescendo que o Governo do PS retira apoios sociais, nomeadamente o abono de família.
Mais tarde a Câmara argumentou não querer fazer concorrência às IPSS que assumem esta competência municipal dizendo que funcionam com qualidade. Contudo, sabemos que há pais que retiram as suas crianças destes serviços por não poderem suportar os seus custos.  Continuaremos por isso a apoiar os pais que reclamam as medidas necessárias por parte da Autarquia para que seja salvaguardado este direito.

Encerramento da DELPHI - Processo Injusto e Penalizador
Confirma-se o que o PCP denunciou anteriormente face à posição do Governo e das restantes entidades competentes, da ausência de medidas concretas que contribuissem para evitar o encerramento da Delphi e da consequente destruição dos postos de trabalho, lançando para o desemprego centenas de trabalhadores, agravando a situação social no concelho e no Distrito. A Comissão Concelhia do PCP considera que esta, como outras situações não são inevitáveis e dependem da vontade e opções políticas que visem defender o aparelho produtivo e os direitos dos trabalhadores ao invés de medidas que têm vindo a ser seguidas de defesa dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros. O PCP repudia a cantiga da inevitabilidade e saúda os milhões de trabalhadores que aderiram à Greve Geral do passado dia 24 de Novembro, numa clara demonstração de exigência de mudança de políticas.

Arquivo Municipal – Ainda há muito por fazer!
- Não se encontra feita a listagem e classificação dos diversos tipos de documentos e a separação dos     arquivos: histórico, intermédio e corrente.
- Deficiente organização dos documentos, que se encontram arrumados numa sala ampla não sendo possível no acesso livre pelos utilizadores descobrir os diversos tipos de documentos, impedindo a sua fácil consulta e manuseio.
- Inexistência de qualquer equipamento, nomeadamente mobiliário que permita o trabalho de investigadores ou cidadãos interessados, permitindo o suficiente e necessário conforto.
- Inexistência de registo informático do espólio que permita prontamente responder aos pedidos dos interessados.
Defendemos:
- A informatização do Arquivo e a sua arrumação de acordo com os diversos assuntos e idade dos documentos e a sua divulgação posterior pela Internet.
- A criação de condições de utilização do Arquivo que permita a segurança dos documentos e o conforto adequado a todos os interessados.
- A criação de instalações que defendam o património existente, recorrendo para isso a apoios que já existem, e que permitirão criar instalações modelares.

Hotel Turismo – Que futuro após o encerramento?
Causou-nos estranheza que a Câmara Municipal da Guarda tenha
rapidamente esquecido as promessas feitas na Assembleia Municipal
de 29 de Junho de 2010 quanto à transformação do Hotel Turismo em
Hotel Escola pelo Instituto de Turismo. Mais grave, foi para os seus
trabalhadores, que receberam o desemprego e uma injusta
indemnização. Recentemente, o fecho apressado do Hotel sem
qualquer certeza da concretização do negócio anunciado, deixou-nos
ainda mais preocupados com os trabalhadores e com a falta de
empenho da Câmara em concretizar o projecto anunciado. Faz-nos desconfiar ainda mais de que se trata de algo que nada tem a ver com o que foi divulgado, ou seja a Escola de Hotelaria.
Não entendemos como foram simplesmente descartados os trabalhadores, sem sequer se equacionar a sua integração no novo projecto. O PCP através do seu deputado na Assembleia Municipal além de questionar a Câmara sobre a situação dos trabalhadores fez uma recomendação para que o arquivo do Hotel Turismo fosse integrado no Arquivo Municipal, propondo ainda a criação de um Museu do Século XX e/ou da República para preservar a memória da Cidade, musealizando aí o espólio do Hotel Turismo e os dos serviços da Câmara quando deixam de estar ao serviço.

Portagens na A23 e A25 – PCP condena e apela à luta
O PCP, considera que a A23 e a A25 são auto-estradas sem alternativas
rodoviárias na maior parte da sua extensão e que a aplicação de portagens na
A25 e na A23 penalizará a população e a região, criando mais dificuldades para
o nosso já muito debilitado aparelho produtivo, promovendo o desemprego e a
desertificação. O PCP apresentou uma moção na AM em que rejeitava a
intenção do Governo PS e do PSD de portajar a A25 e a A23. O PCP tudo
continuará a fazer para travar esta intenção, recordando que foi a luta das
populações que tem travado esta velha intenção e que só a luta continuará a
Travar, desafiando portanto os agentes locais e municipais a participarem nesta
Luta justa e necessária.