CDUGuarda AM

No passado dia 9 de Setembro de 2021, a Assembleia Municipal da Guarda aprovou por unanimidade a moção Pelo Desenvolvimento do SNS Regional e Local, aprsentada pelo eleito da CDU.

--><--

Moção pelo Desenvolvimento do SNS Regional e Local

Considerando o investimento de requalificação do pavilhão 5, que finalmente foi posto a concurso, não podemos esquecer a necessidade de requalificar os restantes pavilhões no parque da saúde pois é fundamental revitalizar e reforçar a resposta pública nas suas diversas áreas clínicas.

Considerando que temos agora que exigir respostas ao governo, reunindo para isso as diversas forças políticas na AMG com o CA da ULS GUARDA para criarmos uma sólida unidade reivindicativa em torno da nossa ULS, já que esta é fundamental para aumentar a resposta pública regional e local do SNS, uma vez que o sector privado, dadas as suas características, não tem como objetivo ser uma alternativa credível.

Considerando que devemos exigir esclarecimentos ao Estado Central quanto ao recrutamento e necessário investimento em recursos humanos nas diversas áreas clínicas, pois, mesmo em tempos de pandemia, não podemos permitir que se escamoteiem as dificuldades gerado pelo modelo de financiamento já que é feito com base na população.

Considerando que temos que fazer convergir os diversos processos reivindicativos para que deem resposta às necessidades dos utentes quanto ao internamento hospitalar na área da medicina, pois necessitamos uma rede pública alargada também ao nível da convalescença com o objetivo de libertar vagas no internamento hospitalar.

Considerando que com o envelhecimento da população, há necessidade de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade dos serviços prestados aos idosos no nosso concelho e distrito.

A CDU propõe que a Assembleia Municipal da Guarda trabalhe através do diálogo com a ULSG no sentido de criar sinergias entre os diversos polos do SNS a nível Regional e local.

Guarda, 9 de Setembro de 2021