CDU Seia

Posição CDU na Assembleia Municipal de Seia

Decorreu esta segunda-feira, dia 27 de Dezembro a última assembleia municipal do ano.

REPOSIÇÃO DAS FREGUESIAS EXTINTAS

Em junho deste ano foi aprovada a reposição de freguesias extintas através da lei 39/2021. A lei entra em vigor no final deste ano, neste contexto, a CDU entendeu colocar uma moção à Assembleia Municipal de Seia, de forma a garantir que a Assembleia Municipal de Seia servisse de alavanca e apoio às Uniões de Freguesias existentes no concelho para o avanço neste processo de reversão deste ataque do governo PSD/CDS-PP que aconteceu em 2013.

O PS/PSD/CHEGA recusaram votar esta moção, entendem que não cabe à assembleia municipal dar passos na reversão desta situação.

Do PS, forca maioritária no concelho, veio uma posição não convincente de que no futuro próximo vai colocar às populações das Uniões de freguesia onde é poder a discussão deste tema. Mesmo que não coloquem podem as populações contar com a CDU para continuar a luta pela reposição das freguesias.

ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO DA CÂMARA MUNICIPAL PARA 2022

Abstivemo-nos na votação do orçamento e as grandes opções do plano para 2022 em Seia. A proposta da câmara incluindo proposta da CDU, como a melhoria das vias viárias, o pagamento do subsídio de penosidade e insalubridade, entre outros. Este orçamento deixa de fora matéria que entendemos deveria estar inscrita neste orçamento.

No orçamento entendemos que existem rúbricas, algumas que ascendem 1 milhão de euros que devem ser esclarecidas devidamente, e não ficar somente como «outros».

Exigimos mais informação sobre as contas da câmara Municipal de Seia.

MAPA DE PESSOAL DO MUNICÍPIO

É de valorizar o pagamento de subsídio de penosidade e insalubridade, no entanto entendemos que todos os trabalhadores de vínculo precário ao serviço do município, em funções de serviço permanente deveriam ter um vínculo de efetividade.