dorg

 

A DORG do PCP reuniu no passado dia 27 de Setembro na Guarda para analisar a situação política e social e para preparar a 8ª Assembleia da Organização Regional da Guarda que se realiza no próximo dia 26 de Outubro em Seia e que contará com a presença de Jerónimo de Sousa.

 

A evolução da situação política e social confirma o quadro de agravamento dos problemas e dificuldades, traduzindo-se na situação económica e social das famílias, no ataque ao serviço nacional de saúde, no ano em que comemora 35 anos, à escola pública, por via de encerramentos e de graves erros que deixam de fora milhares de professores, agravando a carência de recursos e deixando milhares de alunos sem aulas, assim como as alterações ao mapa judiciário com encerramento de Tribunais como se verifica também no Distrito, os continuados ataques à segurança social, a realidade do desemprego e da precariedade. Ataques aos direitos e conquistas de Abril que contrastam com o aumento dos lucros dos grandes grupos económicos e financeiros.

 

No plano político continua uma operação demagógica por parte do Governo e dos partidos que o suportam com promessas e falsas humildades ao mesmo tempo que procuram acelerar a destruição de direitos e conquistas. O PS por seu lado procura pôr o contador a zero com a promoção de alternância, escondendo que no essencial têm estado de acordo com as principais medidas, sendo disso exemplo o Pacto Orçamental e o Pacto das Troicas.

 

A luta dos trabalhadores e das populações tem sido persistente e tem permitido travar intenções do Governo com o aval do Presidente da República. Com essas lutas o PCP esteve sempre solidário, como são a recente greve dos enfermeiros com importante adesão no Distrito, dos trabalhadores da Administração Local na defesa das 35 horas ou contra os despedimentos em Figueira Castelo Rodrigo dos trabalhadores judiciários, dos pais e trabalhadores contra o encerramento das escolas ou das suas condições, como no agrupamento de escolas da Sequeira e de tantas outras pequenas e grandes acções que se têm desenvolvido. A DORG do PCP  valoriza e saúda todas estas lutas.

 

A DORG do PCP desenvolveu entre 16 e 26 de Setembro acções junto de pais, professores e outros trabalhadores das escolas no Distrito, reuniu com a Administração da ULS da Guarda, com o deputado na AR, por forma a questionar e conhecer o conjunto de problemas derivados da Portaria da Saúde, as valências asseguradas e reforçadas, como da Maternidade, Neonatologia e Cardiologia, carências em serviços nos dois Hospitais e Centros de Saúde, assim como sobre os recursos técnicos e humanos. Do resultado desta visita irá ser questionado o Governo por via do Ministério da Saúde.

A DORG do PCP fez ainda um balanço da 38ª edição da Festa do Avante, constituindo-se como um êxito político, afirmando-se como a grande festa política e cultural do país pela sua diversidade, participação, em particular da juventude, espaço de cultura, desporto, solidariedade, gastronomia, ciência, afirmação e proposta do PCP, da sua acção e intervenção por uma política alternativa patriótica e de esquerda. A organização regional teve mais uma vez presente com produtos da região, valorização das lutas e acções desenvolvidas na região.

 

O PCP vai lançar a 28 de Setembro a campanha “A Força do Povo, por um Portugal com Futuro – Uma politica patriótica e de esquerda” que terá lugar até 13 de Dezembro e que procura afirmar os eixos principais como a renegociação da dívida, a defesa dos sectores estratégicos, a defesa e valorização dos serviços públicos, dos salários e pensões e a defesa da soberania nacional. Esta campanha terá desenvolvimentos igualmente no Distrito através de contactos com trabalhadores e populações.

 

A DORG do PCP procedeu ainda à preparação da 8ª Assembleia da Organização Regional da Guarda (AORG) que terá lugar no Centro de Interpretação da Serra da Estrela em Seia no próximo dia 26 de Outubro e que contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP. O projecto de Resolução Politica com a análise da situação social e económica no Distrito, as propostas do PCP, a organização e o seu reforço foram algumas das matérias discutidas e aprovadas para levar durante o mês de Outubro à discussão das organizações do Partido em todo o Distrito.

 

Guarda, 27 de Setembro de 2014

A DORG do PCP