Também no distrito da Guarda, o PCP sai à rua em contacto com a população com o folheto «Garantir a rápida vacinação a todos - Medida indispensável no combate à Covid-19».
No dia 8 de Abril, por proposta do PCP, a Assembleia da República vai discutir que recomenda ao Governo que diversifique a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
Lê folheto AQUI.---------------
Em matéria de prevenção e combate à epidemia, a vacinação continua a ser a solução mais sólida para resolver o problema a prazo. Para este objectivo ser alcançado, é preciso que sejam cumpridos os objectivos definidos no plano de vacinação.
Perante uma emergência de saúde pública, a indústria farmacêutica revela mais uma vez que o que verdadeiramente importa não é a protecção da saúde mas a oportunidade de maximização do lucro e o negócio:
• Não cumprem os prazos de entrega das vacinas;
• Privilegiam a venda aos países que pagam mais.
Com o não cumprimento dos contratos por parte de algumas farmacêuticas, o plano de vacinação em Portugal atrasa-se.
A solução, é o Governo, exercendo de forma soberana as suas responsabilidades, diversificar as opções, adquirir outras vacinas já reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde e não ficar dependente dos contratos de aquisição realizados entre a União Europeia e algumas farmacêuticas.