A CDU vem dar conhecimento público da sua decisão que no concelho do Sabugal nas próximas eleições autárquicas; João Manuel Aristides Duarte é o seu cabeça de Lista á Câmara Municipal e João Carlos Taborda Manata é cabeça de Lista á Assembleia Municipal.
Mais informa que no próximo dia 2 de Julho (terça), pelas 11,30 horas, no Auditório Municipal do Sabugal realizar a conferência de imprensa de apresentação desta candidatura. Convidamos os órgãos de Comunicação Social a estarem presentes.
João Manuel Aristides Duarte é natural do Soito. Tem 53 anos e é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Foi bombeiro, na Corporação dos Bombeiros Voluntários do Soito durante 25 anos, encontrando-se, atualmente, no Quadro de Honra da mesma Corporação.
Foi, durante dez anos, cronista do extinto semanário Nova Guarda.
Foi cronista no blogue Capeia Arraiana e no jornal Cinco Quinas, onde escreveu artigos sobre o concelho de Sabugal.
É autor de dois livros sobre música moderna portuguesa, com várias referências ao concelho de Sabugal.
É, atualmente, membro da Assembleia Municipal do Sabugal, eleito no mandato 2009/2013, como independente nas listas da CDU.
João Carlos Taborda Manata tem 53 anos, é natural da freguesia do Sabugal e é relojoeiro.
É membro da Direção da Organização Regional da Guarda do PCP, responsável pela comissão concelhia do PCP no Sabugal, e eleito na Assembleia Municipal do Sabugal pela CDU.
É membro da Direção da Organização Regional da Guarda do PCP, responsável pela comissão concelhia do PCP no Sabugal, e eleito na Assembleia Municipal do Sabugal pela CDU.
Intervenção de apresentação do candidato CDU João Manuel Aristides Duarte à Câmara Municipal do Sabugal
Normalmente inicia-se esta apresentação, justificando o porquê da candidatura. Nada há a justificar, neste caso. Trata-se da intervenção de um munícipe do concelho do Sabugal, atento e com consciência cívica. Nem podia ser de outra maneira. Sempre estive do lado de quem luta para melhorar as coisas. O debate de ideias é muito necessário no concelho. Para isso, aqui estou, encabeçando a lista da CDU à Câmara Municipal do Sabugal, como independente, apoiado por uma equipa dinâmica, consciente das dificuldades do concelho e capaz de executar a alternativa necessária.
O país em geral e o Sabugal, em particular, desfalecem sob o peso de opções políticas erradas, opressoras do Povo e com o único fito de favorecer os grandes grupos económicos e esmagar os mais humildes, os trabalhadores. Torna-se necessária uma mudança na política nacional, deixando de se praticar a política de direita, substituindo-a por uma política patriótica e de esquerda, que tenha o devido respeito pelas autarquias.
Aceitei o convite para ser o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal do Sabugal, que me foi dirigido pelas estruturas concelhias da CDU, porque:
- Nascido e criado no Soito e lá sempre residente, conheço o concelho, sinto os problemas dos seus munícipes e contacto, todos os dias com as dificuldades dos munícipes que anseiam por um concelho melhor.
- A equipa tem soluções, projectos e ideias novas e vontade de trabalhar para resolver as situações.
- O desemprego e a desertificação das freguesias são dos grandes problemas do concelho. O comércio e as pequenas e médias empresas enfrentam crescentes e sérias dificuldades. Só se se incentivar a produção se poderá minimizar o flagelo.
- Torna-se necessário criar condições para que quem planta e produz possa vender os seus produtos agrícolas, sem exigências exageradas e, totalmente, absurdas. Centralizando a produção concelhia e criando melhores condições no Mercado Municipal será umas das maneiras de combater esse problema.
- Criar uma cota da produção agrícola concelhia, nas grandes superfícies existentes no concelho, estipulando contrapartidas, será outra das formas de escoar a produção endógena.
- Incentivar a cantina da Câmara Municipal a ter uma cota de géneros alimentares produzidos no concelho.
-Promover a agricultura biológica. Um bom ponto de partido para isso seria a criação de oficinas de formação nesse tipo de agricultura na Colónia Agrícola.
-O Município deverá estar ao serviço das populações do concelho. Os serviços que prestar deverão ser a preços moderados.
- Criar incentivos a novos investidores no concelho, mas com a assinatura de um caderno de encargos, onde a primeira das preocupações seja a manutenção de postos de trabalho dignos.
-Lutar com todas as forças contra o encerramento de serviços públicos no concelho.
-Dotar as freguesias de meios financeiros e humanos, de maneira a estarem sempre ao serviço das respectivas populações.
-Consolidar o património histórico do concelho, evitando a sua degradação.
- Apoio às actividades culturais, nomeadamente apoiando a recuperação da Gíria Quadrazenha, em colaboração com as escolas do concelho.
-Aproveitar as paisagens únicas do concelho, dando uma atenção especial ao Rio Côa e à Reserva Natural da Serra da Malcata.
-Aproveitar a Barragem do Sabugal para fins lúdicos e criar condições para que se crie, nela, uma Praia Fluvial.
- Transformar a Praia Fluvial do Sabugal numa infraestrutura digna e atraente.
-Criar Roteiros e Percursos da Natureza, bem sinalizados.
- Revitalizar as margens do Côa.
- Promover e divulgar o artesanato concelhio.
-Criar incentivos para a recuperação da construção rural típica do concelho.
- Criar abertura para que o concelho possa fazer parte de roteiros da chamada Cultura Alternativa.
-Trabalhar para um concelho vivo, alegre e que seja de todos e para todos.
-Dar um maior aproveitamento ao Auditório Municipal e ao Anfiteatro do Castelo, para fins culturais.
-Exigir do Poder Central o cumprimento das suas obrigações. As transferências não podem ser só de competências. Tem de haver, também, transferência de verbas. O dinheiro existe, desde que bem gerido.
A única alternativa válida, neste momento histórico, é a protagonizada pela lista da CDU à Câmara Municipal.
Fico à vossa disposição para quaisquer questões que queiram colocar. Conto com a comunicação social para a divulgação das nossas ideias, do nosso programa e dos nossos eventos.
Viva o concelho de Sabugal
Viva a CDU
Viva Portugal