goncalo

A comissão de utentes dos serviços públicos da Freguesia de Gonçalo realizou, na manhã do dia 19 de Novembro, uma acção de protesto junto à extensão de saúde da freguesias de Gonçalo, que contou com mais de 60 pessoas, na exigência do direito dos serviços de enfermagem.

Dessa acção saiu a seguinte nota:

 

A população da freguesia de Gonçalo exige o serviço de enfermagem em todos os períodos que anteriormente a extensão de saúde do Gonçalo dispunha

A Comissão de Utentes da freguesia de Gonçalo decidiu avançar com um abaixo-assinado, à população da freguesia de Gonçalo, que deixou de ter enfermeiro há cerca de um mês nos termos em que existia e tal como anteriormente estava delineado na planificação da extensão de saúde de Gonçalo, exigimos uma solução por parte da ULS da Guarda para evitar que os utentes da Extensão de Saúde de Gonçalo se desloquem à cidade da Guarda para todas as intervenções de enfermagem necessárias.

 

São conhecidas as dificuldades em transportes públicos para a sede do Concelho, onde apenas existem os transportes escolares no período lectivo. Esta situação causa um considerável agravamento dos gastos com a saúde a toda a população, particularmente a população idosa e mais e carenciada.

Os abaixo-assinados manifestam-se contra a decisão do Governo PSD/CDS de criar dificuldade na agilização dos concursos com vista a contratação de mais enfermeiros, pois estes, são necessários e imprescindíveis para a promoção da saúde e prevenção da doença, mesmo nas populações mais distantes da sede do concelho da Guarda, como é o caso da freguesia de Gonçalo.

Não aceitamos que esta situação se mantenha, pois aprofunda as dificuldades na acessibilidade aos serviços públicos de saúde daqueles que vivem nesta freguesia, a falta de enfermeiro de família, na freguesia de Gonçalo é mais um ataque aos serviços públicos e aos direitos de quem trabalha, nomeadamente aos próprios profissionais de enfermagem, sabendo que há milhares no desemprego e que são necessários nos serviços públicos de saúde.

Os abaixo-assinados defendem, assim, a resolução imediata do problema, com a colocação de um enfermeiro de família em todos os períodos que anteriormente a extensão de saúde do Gonçalo dispunha, preservando assim a existência deste importante serviço público de saúde na Freguesia de Gonçalo.

Decorrido um período de recolha se assinaturas, que já conta com mais de trezentas assinaturas, decidimos avançar com esta açcão que visa não só dar a conhecer o abaixo-assinado como a sua tradução na exigência do serviço de enfermagem todos os dias da semana como cumprimento do direito desta população aos serviços públicos e contra a sua redução ou supressão.

 

Gonçalo, 19 de Novembro de 2014

Comissão de Utentes dos serviços públicos da freguesia de Gonçalo