Há muito que o PCP tem acompanhado a luta da população da Malcata contra a construção e alargamento do parque eólico. Na sequência de uma intervenção do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, deputado do PCP neste instituição, acompanhado de vários dirigentes e eleitos locais do PCP, esteve ontem numa sessão de esclarecimento realizada na sede da Associação cultural e desportiva local.
Nesta importante sessão, debateu-se a questão em concreto, fazendo um ponto de situação e projectando acções futuras. O parque e a possibilidade do seu alargamento com mais seis aerogeradores, tem um impacto muito negativo para a população da Malcata, patente no ruído, na paisagem e no conflito potencial com outras actividades turísticas que possam ali realizar-se.
Na fase de perguntas e respostas, foi igualmente possível debater de forma aprofundada os factores subjacentes a este caso que tem a ver com a lógica privada de maximização de lucros que está por detrás destes investimentos. Neste sentido, as respostas que o PCP propõe para os problemas do país são de grande actualidade. A necessidade do controlo público de sectores chaves da nossa economia, como seja a energia, emerge como um elemento crucial para a politica patriótica e de esquerda que o PCP defende para colocar novamente Portugal na rota do desenvolvimento.
Terminando a sessão, o PCP voltou a manifestar todo o seu apoio a esta luta, sem deixar de sublinhar a importância da mobilização da população como elemento determinante para o seu sucesso. Esta luta já produziu um efeito importante com o anúncio da redução de 6 para 4 aerogeradores. A luta vai por isso continuar com o apoio e a intervenção do PCP na autarquia, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.