scut 002

A redução de 50% nas portagens nas ex SCUT é uma importante vitória da luta das populações que lutam contra esta injustiça para a região. A luta tem que continuar!

O PCP teve um papel fundamental neste avanço no OE 2021, mas a DORG do PCP não pode deixar de sublinhar que teria sido possível avançar com a eliminação das portagens no OE 2021, não fosse o papel negativo desempenhado por PS e PSD que votaram contra a proposta do PCP. Acresce que o PSD votou contra o próprio Orçamento do Estado que, por estar em vigor, agora permite esta mesma redução. A DORG do PCP sublinha ainda que foi a luta das populações que permitiu ultrapassar os entraves que o governo PS tentou colocar à implementação da redução das portagens.

O avanço da redução das portagens não apaga todos os danos e custos causados à região e às populações ao longo destes anos. As populações não esquecem o papel negativo de PS, PSD e CDS na recusa sucessiva, ao longo dos anos, das propostas do PCP para a eliminação das portagens, muitas vezes com posições contraditórias na Assembleia da República e na região.

A DORG do PCP apela à continuação da luta contra as injustiças introduzidas com as portagens que limitam o desenvolvimento da região, pela abolição das portagens nas Ex SCUT e pela reversão das ruinosas Parcerias Público-Privadas.

A DORG do PCP reafirma que é absolutamente central que o Governo dê concretização às medidas que estão inscritas no Orçamento do Estado e às medidas de apoio social e económico que são necessárias para garantir que os problemas não se agudizem e para garantir que se criem condições para a retoma da actividade económica, da qual não podemos desligar a questão das portagens nas ex SCUT.

A DORG do PCP