A CDU anuncia que as primeiras candidatas aos órgãos municipais de Trancoso serão:

ANABELA CAETANO TRANCOSO

Câmara Municipal: Anabela Caetano. É natural de Lisboa, onde nasceu há 57 anos. É empregada de escritório, tendo sido durante 20 anos membro da Comissão de Trabalhadores da empresa A.I. L. Foi dirigente sindical do Sindicato Dos Trabalhadores Do Comércio Escritórios E Serviços De Lisboa (CESL), assim como da Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços (FEPCES). Integrou igualmente o Conselho Nacional da Interjovem. Foi candidata da CDU à Assembleia de Freguesia do Cacém e à Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro, tendo sido eleita para esse órgão.

TINA GREGÓRIO TRANCOSO

Assembleia Municipal. Tina da Conceição Marques Soares Ribeiro Gregório, nasceu em S. Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, distrito do Porto. É militante do PCP desde 1974. Foi trabalhadora estudante, tendo frequentado a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto até 1974 e a Faculdade de Ciências de Lisboa até 1981, ano em que completou o Bacharelato em Matemática. Professora de Matemática desde Janeiro de 1981 e Julho de 2013. Foi delegada sindical do SPN. Durante a atividade docente, dinamizou clubes de Matemática, o projeto Nónio (4 anos) e foi professora Bibliotecária (2004-2013). É sócia da Associação de produtores florestais Alto da Broca, desde a sua fundação e da ACURVIL – Associação Cultural e Recreativa dos Vilares desde 1978.

A CDU é um espaço de convergência democrática aberto à participação de homens e mulheres com ou sem filiação partidária, que participam, intervêm e trabalham em defesa do desenvolvimento local e da transformação das condições de vida.

A CDU é a garantia de uma gestão criteriosa e transparente na gestão pública, recusando clientelismos e benefícios ou aproveitamentos pessoais.

A CDU não deixa confinar direitos e demonstra que com prevenção e protecção é possível prosseguir com a vida em sociedade, participando e partilhando criações, problemas, soluções e respostas

A CDU luta pela revitalização do concelho de Trancoso.

A CDU propõe mais e maior apoio à agricultura familiar e à pequena produção, à pequena e média produção industrial, ao pequeno comércio local, ao Movimento associativo, aos pequenos proprietários rurais valorizando o escoamento dos sobrantes das limpezas das matas florestais.

A CDU defende o funcionamento das piscinas públicas do concelho de Trancoso sem interrupções lectivas, para permitir o acesso às mesmas por parte da população senior, todo o ano, com mais horários e menos alunos por turma, quer em natação, quer em hidroginástica.

A CDU luta por assegurar um serviço de urgência permanente, na USL de Trancoso, bem como pela existência de mais valências, com mais médicos e mais serviços de apoio à população, como o de fisioterapia pública. (quem precisa de fazer fisioterapia tem de ir pelo menos duas a três vezes por semana a Foz Côa ou à Guarda).

A CDU defende a melhoria e aumento do serviço de transportes públicos no concelho, a fim de combater o isolamento da população de muitas aldeias.

A CDU luta pela ampliação e melhoria da rede de distribuição pública de eletricidade em todas as freguesias do concelho de Trancoso.  (há quintas em diversas freguesias, cujos proprietários lutam desde o início dos mandatos da atual edilidade, por um ponto de acesso à rede pública de eletricidade,…)

A CDU propõe o aumento e fortalecimento da rede de banda larga de Internet a todas as freguesias do concelho e pontos de acesso wi fi gratuito, nomeadamente nas sedes das associações culturais das freguesias

A CDU defende a gestão pública da captação, tratamento e distribuição da água e o alargamento da rede a todas as aldeias.

A CDU é intransigente na defesa do direito à saúde, à educação, à cultura, à mobilidade e ao transporte.

A CDU valoriza os trabalhadores, os seus direitos e as condições de segurança em que exercem as suas funções

A CDU luta pela aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade, em todas as autarquias

A CDU luta pelo aumento geral salários

A CDU luta pelo aumento do Salário Mínimo Nacional para 850 euros